UEM 40 anos: comemoração junto à sociedade
Maringá tinha apenas 23 anos de fundação quando o governador, Paulo Pimentel, assinou, no dia 28 de janeiro de 1970, o Decreto Lei criando a Universidade Estadual de Maringá. Em 11 de maio de 1976, quando Maringá acabava de completar 29 anos, outro decreto era publicado, agora pelo Governo Federal. Era o decreto de reconhecimento da Instituição
Passados quatro décadas, a UEM reconta sua história e comemora as conquistas acumuladas ao longo desses anos.
O Programa Neiab (Núcleo de Estudos Interdisciplinares Afro-Brasileiros) e o Grupo de Estudos Religafro realizarão o I Axé Maringá e Região - Cidadania, Igualdade e Tolerância Religiosa, que se inicia no dia 13 deste mês, no câmpus da Universidade Estadual de Maringá. O evento visa promover a maior visibilidade das religiões afro-brasileiras da região metropolitana de Maringá (Maringá, Sarandi, Paiçandu, Marialva, Mandaguari, e outras) e dos respectivos envolvidos, que lutam pela conquista de direitos e da cidadania plena, pelo respeito à identidade cultural e contra a intolerância religiosa. Outro objetivo do evento é fornecer subsídios para a aplicabilidade da lei 10.639/2003, que dispõe sobre o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira.
Começa, nesta sexta-feira (7), o III Encontro Maringaense de Análise do Comportamento (Emac). As atividades serão realizadas até sábado (8), no Auditório do Nupélia, na UEM. A programação desse ano prevê a participação de grandes profissionais e pesquisadores brasileiros que discutirão aspectos teóricos e aplicados da Análise do Comportamento, e questões referentes à filosofia do Behaviorismo Radical.
UEM e Comunidade, também conhecido por UEM nos Bairros, no dia 23 de maio. O evento marca as comemorações do aniversário de 40 anos da Universidade, e terá como tema Comunidade na UEM. As atividades serão desenvolvidas das 10 às 17 horas, no câmpus sede (estacionamento paralelo a Rua Lauro Werneck).
Na programação, atividades culturais, recreativas e de orientações à população, como na área da saúde.
Nesta quinta-feira, a partir das 14 horas, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) será sede do governo estadual itinerante, quando o governador Orlando Pessuti e sua equipe de 26 secretários despacharão em três blocos do câmpus universitário.
Das 14 às 15 horas, no bloco B-33, no auditório do PDE (Programa de Desenvolvimento Educacional), Pessuti atenderá prefeitos das regiões da Amusep (Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense), Amunpar (Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense), Comcam (Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão) e Amerios (Associação dos Municípios do Entre Rios).
A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC) promove nesta quarta-feira (05) reunião ampliada com prefeitos e representantes de 30 municípios da região de Maringá. O objetivo, segundo a pró-reitora de Extensão e Cultura, Wania Rezende Silva, é levar ao conhecimento dos municípios os projetos de extensão, de cultura e serviços prestados pela UEM, além de fechar parcerias e projetos futuros, ampliando a cooperação entre Universidade na comunidade externa.
Tomou posse, nesta terça-feira (4), a nova diretoria da Sociedade Paranaense de Matemática (SPM), criada em 1953. A UEM tem cinco representantes na entidade. A SPM é a mais antiga sociedade matemática em atividade do País. Sediada na UEM desde 2002, a SPM publica regularmente o Boletim da Sociedade Paranaense de Matemática (BSPM), um importante veículo de divulgação.
Segundo Arlindo Philippe Jr., pensar a pesquisa sob o viés da colaboração de saberes em diferentes áreas do conhecimento é o grande desafio das instituições de ensino superior nos dias de hoje.
Alunos do curso de medicina da Universidade Estadual de Maringá promoverão, de 17 a 19 deste mês, na Sociedade Médica de Maringá, a 1ª Jornada da Liga Acadêmica de Emergências Clínicas. O evento marcará o lançamento da Liga, um projeto de extensão dos alunos de medicina, que, por meio de um grupo de estudos, visa a desenvolver atividades de ensino, aprimorando os estudos acadêmicos; de pesquisa, aumentando a produção científica; e extensão, promovendo o contato com a comunidade em geral.
O Hospital Universitário Regional de Maringá deu mais um passo na implantação do Projeto de Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR), dentro da política de humanização (PNH), após a visita, nesta semana, de três consultores do Ministério da Saúde.
Quem quiser participar da terceira edição do Festival Universitário de Música Popular Brasileira de Maringá, o Acorde Universitário, pode ir afinando os instrumentos. O prazo de inscrição vai de 10 de maio a 20 de junho. Podem se inscrever somente pessoas ligadas a uma das instituições de ensino superior de Maringá. Cumprido esse requisito, qualquer categoria pode inscrever sua música. Seja professor, aluno ou funcionário da instituição.
O Departamento de Música da Universidade Estadual de Maringá (DMU/UEM) está convocando pessoas de todas as idades interessadas em trabalhar a voz. A ideia é que se tornem alunas de três cursos de extensão em canto, que serão realizados na UEM.
A prefeita de Nova Esperança, Maria Ângela Silveira Benatti, comunicou a doação de terrenos para Universidade Estadual de Maringá para o desenvolvimento de projetos e parcerias. O anúncio oficial foi feito nesta quinta-feira (29) ao reitor Décio Sperandio e ao vice-reitor Mário Azevedo. A escritura será assinada no dia 6 de maio, em Maringá, durante a Escola de Governo, na presença do governador Orlando Pessuti. São cinco lotes que totalizam 25 mil m², situados na Zona do Armazém, Loteamento Jardim Garça.